Vantagem de um Check-in para a sua empresa

Alana Rosa

Escrito por Alana Rosa

27 | 07 | 2015
Tempo de leitura 3 min de leitura

Estar perto de seus clientes é ótimo, se eles vierem até você melhor ainda. Caso tenha uma um estabelecimento comercial, com certeza adora o movimento de pessoas por lá. Agora imagine que estas pessoas contem para todos os seus amigos que estão lá, muito melhor não é mesmo?

Quase todas as pessoas hoje em dia tem acesso às redes sociais e provavelmente já viram que é possível fazer “check-in” (Facebook e Swarm) é um tipo de recurso que permite que você compartilhe com seus amigos o local onde você está, e isso é cada vez mais comum com o aumento de usuários mobile.

checkin para sua empresa

Sua empresa pode aproveitar essa oportunidade. Como?

Antes você precisa entender que quando seus clientes fazem check-in, eles estão fazendo publicidade gratuita para sua empresa. Você não precisa pagar e a visibilidade aumenta gradativamente. Quando uma pessoa faz o check-in na sua empresa, ela compartilha com o seus amigos que está lá, e pode também compartilhar dicas, sugestão e opiniões do local, produtos ou serviços.

Você pode estar pensando: e o que eu ganho com isso? A resposta é simples. O sucesso de um negócio leva em conta a prova social. É a influência que pessoas geram no comportamento e na tomada de decisão de outras pessoas. Voltando para o caso do check-in, a rede de amigos dos seus clientes pode considerar visitar a sua empresa simplesmente pelo fato de que eles se ‘deram o trabalho’ de fazer o check-in.

Como meus clientes podem fazer o check-in na minha empresa?

Checkin Face

Existem vários aplicativos para celular que os usuários utilizam para fazer o check-in. O mais comum é o próprio Facebook, que oferece um tipo de publicação de check-in. Os outros mais comuns é o Swarm (Foursquare), eles foram criados exclusivamente para check-in. Pertencendo a mesma companhia, o Foursquare foi criado originalmente como um aplicativo baseado na geolocalização do usuário, permitindo o check-in nos lugares que você visita. O aplicativo compartilha a atualização com os amigos e premia os usuários mais ativos com badges (medalhas).

O Swarm funciona como um aplicativo de localização de locais e amigos. Dessa maneira o Foursquare passou a ser um aplicativo exclusivo para encontrar e avaliar lugares próximos a sua localização, e o Swarm passou a ser utilizado como o aplicativo de check-in.

No Facebook, a rede social mais utilizada do mundo, você pode fazer o check-in por celular e também por desktop (quando você está com notebook em alguma cafeteria, por exemplo).

Se o seu cliente não for um super fã da sua marca (geralmente os fãs adoram fazer check-in até mesmo se você não pedir), você pode incentivar o check-in de várias maneiras. Dica: pense na estratégia de marketing da sua empresa antes de definir objetivos.

Dicas para o sucesso do Check-in

– Ofereça descontos para quem faz check-in
Esta é a maneira mais eficaz, e muito utilizada pelas empresas americanas. Se você pode dar descontos para os seus clientes mais fieis, por que não dar desconto para os usuários que fazem check-in? Lembre-se da publicidade gratuita.

– Premie os clientes mais frequentes
Todas estas ferramentas (Facebook, Swarm e Foursquare) oferecem dados para você analisar quem fez check-in na sua empresa, qual a frequência, avaliações, comentários etc.

Assim além de ter seu cliente por perto você terá sua marca/empresa perto de outras pessoas que poderão se tornar clientes. Valorize seu cliente e saiba aproveitar tudo que ele pode te oferecer.

Sobre o autor

Alana Rosa

Alana Rosa

Estudante de Publicidade e Propaganda. Movida por sonhos e pensamentos positivos.

Deixe seu comentário

4 − quatro =