As vantagens e desvantagens da Compra Coletiva no Brasil

Diogo Faquinha

Escrito por Diogo Faquinha

29 | 04 | 2011
Tempo de leitura 2 min de leitura
A onda de sites de compra coletiva no Brasil chegou a todo vapor no final de 2010, e assim com diversos sites surgindo a cada dia em cada cidade, o numero de sites chegou a 1.200 no inicio de 2011, de acordo com a pesquisa elaborada pela e-bit e com apoio da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico.
O novo modelo de comercio eletrônico no Brasil, rapidamente conquistou milhares e milhares de novos compradores, porém, como todo grande negocio a concorrência começou a ficar apertada, pois além das grandes empresas com sites em diversas cidades do Brasil, muitos outros sites regionais foram surgindo e ganhando espaço neste novo mercado.
Como todo segmento, os novos sites de compra coletiva colecionaram grandes vantagens e desvantagens ao longo destes primeiros meses. E sobre essas vantagens e desvantagens observou-se que muitas delas estão relacionadas as empresas que fazem a “promoção”, que em alguns casos não tem suporte ou estrutura para atender a demanda de clientes.
A grande vantagem dos sites de compra coletiva é que oferece aos estabelecimentos uma oportunidade de apresentar seus serviços/produtos para milhares de clientes, e assim tomar essa oportunidade como uma grande chance de fazer novos clientes, que até então não conheciam ou freqüentavam o estabelecimento.
Visto como uma forma de publicidade e não como uma forma de ganhar dinheiro no primeiro momento, o estabelecimento tem praticamente lucro zero, porém, os serviços agregados ou o leque de opções que o estabelecimento oferece pode ser uma oportunidade para que a empresa tenha algum lucro com essa demanda de clientes.
A vantagem de trazer muitos clientes gerados através do site de compra coletiva, pode se transformar rapidamente em uma desvantagem, pois se estabelecimento não cumprir com o combinado, não atender o cliente de forma igual ao se padrão ou até mesmo se recusar a oferecer a “oferta” proposta no site, toda a vantagem e investimento em publicidade pode se transformar em um grande pesadelo.
Desta forma muitas empresas que fizeram seus anúncios em sites de compra coletiva, não conseguiram o retorno esperado, pois por não oferecerem o mesmo que foi proposto no site, muitos clientes tem reclamado e deixado de lado o estabelecimento que fez tal anuncio. Outra reclamação constante entre os clientes é o tratamento diferenciado que o cliente recebe de quando compra uma “promoção”, ou até mesmo o pedido que não vêem como de costume, ou como combinado.
Uma das piores reclamações entre os clientes de compra coletiva é o “falso desconto”, que acontece quando o estabelecimento tem um produto/serviço por um determinado valor, e quando vai fazer um anuncio, ele aumenta este valor de forma significativa e depois da o desconto, o que na realidade não chega a ser o desconto real, que geralmente é de 50% a 90%.
Assim os sites de compra coletiva começam a enfrentar um novo desafio para não perder seus compradores. Agora eles precisam garantir que os anunciantes ofereçam seus produtos/serviços com a mesma qualidade e atendimento de um cliente normal.

Sobre o autor

Diogo Faquinha

Diogo Faquinha

Com formação acadêmica em administração de empresas e marketing digital, conta com 17 anos de experiência profissional na área digital. É sócio na Oxigenweb Agência Digital.

Deixe seu comentário

dezoito − 12 =

Comentários

Eliana
Esses sites coletivos estavam indo muito bem até novembro do ano passado. Depois, só tomei calote. várias mercadorias que não foram entregues, serviços não agendáveis, etc. O dinheiro pago não é extornável e ninguém se responsabiliza por nada. As empresas desaparecem , os tels não são atendidos, e-mails ninguém retorna e fica por isso mesmo. Não sei se são todos os os sites de venda coletiva que viraram sites de picaretagem pois são muitos, mas foram tantos os calotes em 4 meses que não quero mais nada com nenhum deles nem com as empresas que vendem por meio deles. Resalva para restaurantes, que nunca tive problemas, embora não compre mais.
birapcbira
ótima matéria!
Fabiana
Pensando nas reclamações de diversos consumidores e estabelecimentos que já fizeram promoções em sites de compra coletiva, foi lançado recentemente no Brasil o primeiro Fast Off. Vale a pena dar uma conferida na proposta do site. O site se chama Santo Minuto. www. santominuto.com.br. Fica a dica.
IZILDA APARECIDA PEREIRA
maio 19, 2011 às 8:04 am Efetuei várias compras; Até o momento posso dizer que estou apenas 30 à 40% satisfeita: Em Algumas Promoções em Restaurantes Bares: Ocorreu Diferenciação no tratamento, até no que se refere à quantidade! Porém problemas maiores tem ocorrido na parte de Estética: Comprei uma massagem turbinada que seria aplicada em UMA PARTE DO CORPO!! Até aí tudo Bem, estava consciente! Porém ao chegar para a massagem, a “massagista” pergunta: Em qual parte do corpo vc. quer? Eu prontamente Respondi: Na Região superior das pernas,(coxas)! E para meu espanto e surpresa a "massagista" pergunta: OK! MAS NA PARTE DA FRENTE OU NA PARTE DE TRÁS?????? Só não rí porque fiquei em choqiue!! E ela me explicou que a massagem era oferecida em uma parte do corpo, e que no caso "as coxas" tinham duas partes (frente e trás!!????) SOCORRO!!! E também já adquiri duas progressivas, para mim e para minha filha, e nas duas percebi que meio que "economizam" no produto, o que diferenciou de uma Progressiva que já havia feito pagando o preço "NORMAL"; Foi muito bem feita, passando o produto com a quantidade acertada e extremamente caprichada! É lamentável , pois se persistir esta postura entre estes comerciantes que se propõem a oferecer e entrar nesta Proposta, a credibilidade tende a cair e infelizmente isto não dará continuidade; Afinal a melhor propaganda ainda é o "boca à boca" obrigada
alex
vale a pena sim, temos que dar preferencia para os sites que relamente estão preocupados com o atendimento final... Um deles o Clickaderia.com.br que fornece ao parceiro(comerciante) uma cartilha informando ao funcionario do estabelecimento a importancia de um bom atendimento... Alem disso o site oferecendo aos clientes um credito de R$500,00 para compras...