Facebook lança ferramenta para incentivar doação de sangue no Brasil

Rafael Ladwig

Escrito por Rafael Ladwig

23 | 05 | 2018
Tempo de leitura 2 min de leitura

O Facebook como uma das maiores empresas do mundo, sempre engaja projetos com propósito de usar seu grande poder de alcance em prol de causas sociais.

Hoje (23/05/2018), em São Paulo, o Facebook lançou uma nova ferramenta com o propósito de incentivar a doação de sangue, doadores de todo o país poderão receber notificações sobre eventos para atrair voluntários ou sobre urgências em reforçar o estoque de sangue.

Para receber as notificações, basta se cadastrar na nova ferramenta, que é resultado de um trabalho conjunto da plataforma com o Ministério da Saúde, bancos de sangue centrais e especialistas em saúde, para garantir que essa ferramenta possa beneficiar pessoas em todo o Brasil.

 

As pessoas poderão se registrar como doadoras de sangue no Facebook, a partir de hoje, e serão notificadas quando existirem oportunidades de doação por perto. No Brasil, são feitas cerca de 3,4 milhões de doações de sangue por ano. Dados de 2016 indicam que 1,6% da população brasileira doa sangue. Embora o percentual fique dentro dos parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Ministério da Saúde tem se esforçado para aumentar a taxa, e esta será mais uma ferramenta para ajudar.

Saiba como fazer parte do banco de dados de doação

Caso você seja usuário do Facebook,  já pode se registrar como doador de sangue em seu perfil ou acessando facebook.com/donateblood. Essas informações permanecerão, por padrão, privadas e definidas com visibilidade “Somente Eu”, mas as pessoas poderão compartilhar seus status de doadoras mais amplamente.

No próximo mês, a ferramenta tornará mais fácil o contato das organizações de saúde com os doadores de sangue, no Facebook. O trabalho começa com em seis bancos de sangue centrais: HemoCe (Ceará) na região Nordeste, HemoPA (Pará) na região Norte, HemoSC (Santa Catarina) no Sul, Fundação Hemocentro de Brasília (Brasília) no Centro-Oeste, e, na região Sudeste, HemoRio (Rio de Janeiro) e Pró-Sangue (São Paulo).

Juntos, eles têm 64 postos de coleta e abastecem mais de 1000 hospitais e organizações de saúde por todo o país. Além disso, futuramente o Facebook vai estender a ferramenta a outros bancos de sangue e unidades de saúde.

Quando os usuários serão notificados

• Quando os bancos de sangue estiverem buscando doações, poderão criar posts especiais para divulgação ou navegar até facebook.com/findblooddonors. O Facebook notificará automaticamente os doadores de sangue que estiverem próximos para que possam ajudar. Os doadores verão a solicitação e poderão entrar em contato diretamente com os bancos de sangue. O solicitante não poderá ver nenhuma informação sobre o doador, a menos que o doador a forneça explicitamente quando responder.

• Quando os bancos de sangue realizarem uma campanha de doação de sangue, poderão criar um evento no Facebook e os doadores próximos serão automaticamente notificados. Esses doadores verão o evento e, caso queiram, poderão indicar se pretendem comparecer ou estão interessados em ir.

Para saber mais sobre a iniciativa e se cadastrar como doador de sangue, basta acessar facebook.com/donateblood.

Fonte: Blog da Saúde – Ministério da Saúde

Sobre o autor

Rafael Ladwig

Rafael Ladwig

Universitário, assíduo em séries, fascinado por filmes nacionais, blogueiro e escritor nas horas vagas.

Deixe seu comentário

1 × 4 =