Manter-se atualizado e acompanhar os principais acontecimentos do mundo pode ser uma tarefa extremamente difícil, não é?
Por isto, neste artigo, vou ensinar algumas dicas de como acompanhar toda essa loucura e consequentemente antecipar tendências de uma forma simples, e o melhor: GRÁTIS.
Mas antes, o que é tendência?
“Tendência é uma direção ou uma sequência de eventos que tem determinado impulso e direção.” Segundo Philip Kotler.
Portanto, tendência é a direção, onde os acontecimentos se transformam em uma mainstream.
Empresas que conseguem ter insights das tendências antes de se transformarem em mainstream, saem com pioneirismo no mercado, já conseguem se organizar e criar planos de ações para esses acontecimentos antes de seus concorrentes.
Macrotendências e microtendências
As macrotendências são mudanças em grande escala que afetam diferentes segmentos da sociedade e do consumo.
Já as microtendências são mudanças de prazo mais curto (geralmente duram de 3 a 5 anos), e que atingem uma quantidade menor de consumidores.
OK, bla bla bla, E onde você busca essas informações?
Quando as pessoas buscam informações na internet, onde elas pesquisam? SIM, no Google. Por isso eu costumo usar bastante o Google Trends que é uma solução bem bacana e gratuita, onde consigo conferir tendências diárias, em tempo real, por mês, ano, informações locais e globais.
Redes Sociais
São ricas em conteúdos gerados tanto pelos seus usuários como também pelas marcas, por isto é uma ótima ferramenta para acompanhar as tendências.
O Twitter por exemplo, é uma excelente ferramenta para tendências em real time, pois, dispõe dos famosos Treding Topics.
Neste site: https://trends24.in/brazil/ Consigo ver por exemplo, trends das últimas 24 horas, e também separar para algumas cidades especificas.
Sites de notícias e blogs
Acompanhar sites e blogs também são ótimos para garimpar tendências, caso não tenha tanto tempo para ler todas as informações, assinem as newsletter para receber por e-mail os tópicos.
Gosto bastante do site B9, é Brasileiro e se tornou em referência para os criativos.
Resumo: Sites para acompanhar tendências?
- Google Trends
- Think with Google
- Trending Topics
- Answer de Public – indicação (@aisasalomao)
- Ubersuggest
- B9
O que concluímos?
Empresas que monitoraram o comportamento das pessoas e as tendências do mercado vão ter acesso a insights valiosos sobre o comportamento dos seus consumidores.
E isto é essencial para criação de um plano de ação que esteja à frente do mercado.
Quer saber mais? me segue no instagram: @maushinmi