Como vender no Marketplace?

Mauricio Shinmi

Escrito por Mauricio Shinmi

29 | 07 | 2016
Tempo de leitura 2 min de leitura

Você sabia que através do Marketplace você pode vender os seus produtos para grandes sites como: Submarino, Americanas, Extra, Ponto Frio entre outros?

Pois é, se você ainda nunca ouviu falar em Marketplace esse artigo irá te ajudar a entender um pouco melhor como ele pode ajudar em suas vendas na internet.

O que é MARKETPLACE?

O que é marketplace
Resumidamente e em grosso modo são grandes canais como B2W, CNOVA entre outros que possuem grandes sites, com uma diversidade de produtos de vários segmentos.

Ou seja, é como se fosse um grande shopping center com um alto fluxo de visitas, onde as empresas podem ter os seus produtos expostos.

Em uma época onde o nosso país encontra-se em instabilidade político-econômica, é fato que muitas empresas estão passando dificuldades ao vender seus produtos.

Diante disso, o Marketplace é uma ótima alternativa para você conseguir aumentar suas vendas.

Atualmente, quase 20% dos produtos vendidos pela internet são através de Marketplace, o que mostra a força dessa estratégia.

A Amazon, gigante norte americana de vendas online, tem 60% de suas vendas realizadas através de terceiros no modelo Marketplace. Especialistas do setor preveem que esse percentual será de 97% até 2020.

No Brasil o site Submarino é um das maiores lojas virtuais e possui mais de 1 milhão de acessos por dia. Já imaginou você expondo os seus produtos nesta grande vitrine?

São muitos os benefícios, como por exemplo, os custo com a divulgação, a experiência do cliente, tecnologia, os pagamentos, os riscos de fraudes e as taxas de cartões ficam por conta do próprio Marketplace.

Como eu já tinha dito antes no artigo: Seu e-commerce vende?, apesar do crescimento de lojas virtuais no Brasil, poucas empresas possuem realmente lucros com as vendas online, portanto esse modelo é uma ótima saída para alavancar suas vendas e vender para todo o Brasil.

E como faço para vender no Marketplace?

Bom, o primeiro passo é se cadastrar em cada parceiro:

Submarino:
http://www.submarino.com.br/marketplace

Walmart:
http://www.walmart.com.br/especial/venda-no-walmart

Extra:
http://www.extra.com.br/marketplace/cadastre-se.aspx

MercadoLivre:
http://syi.mercadolivre.com.br/sell/sell?execution=e1s1&withRegistration=true

Você precisará de alguns documentos como: CNPJ, IE, Contrato social e algumas certidões negativas.

Feito isso basta esperar a aprovação que leve até 15 dias para ser validado.

Fui aprovado e agora?

celebration
Agora começam os trabalhos, pois manter uma operação de Marketplace é trabalhoso e você precisa estar preparado para isso.

Caso já tenha um e-commerce, você poderá integrar a sua loja virtual com esses canais. Dessa forma, você conseguirá integrar os seus produtos, pedidos, estoque, preços e entre outros.

Caso não tenha ou não queira fazer a integração, não tem problema, porém todos os cadastros de produtos terão que ser feitos de forma manual em todos os canais que você se cadastrar.

E ai? Está pronto para alavancar as suas vendas na internet? 🙂

Deixe suas dúvidas, estarei a disposição para ajuda-los!

Sobre o autor

Mauricio Shinmi

Mauricio Shinmi

Com 17 anos de experiência na área de marketing digital e SEO, está na lista dos 50 maiores especialistas de Wordpress do Brasil, faz parte do conselho de tecnologia e inovação de Presidente Prudente - SP, certificado 8'Ps, UX, Google Sales e sócio fundador da Oxigenweb.

Deixe seu comentário

um × dois =

Comentários

Fernando
Maurício, já é possível fazer tudo isso sem precisar de tanta burocracia com contratos, pagar mensalidades, taxas ou investimentos. Os Sellers anunciam em todos os principais Marketplaces do País através da plataforma da Kolegga gratuitamente. É só dar uma olhada em www.kolegga.com
Claudio
Voces conseguem fazer integração com a plataforma Magento? Como é feito?
Mauricio Shinmi
Bom dia Claudio, Sim é possível fazer a integração com a plataforma Magento, com a integração você pode enviar os produtos desejados para cada canal (Submarino, Americana, Extra, Ponto frio e etc..), porém você poderá alterar os valores de cada produto para cada canal, dependendo da "comissão" de cada site. É possível também dependendo da integração ter todos os dados de venda diretamente no Magento, informando onde saiu cada venda. Caso tenha alguma dúvida estou a disposição! Abraços,