Evolução da Tecnologia de Informação

Gustavo Tino

Escrito por Gustavo Tino

22 | 01 | 2015
Tempo de leitura 2 min de leitura

O uso da tecnologia sempre foi sinônimo da evolução do ser humano, desde as pinturas rupestres que consagraram o homem pré-histórico na comunicação, até as mídias atuais que consagram o homem pós-moderno. É notável a capacidade que o ser humano tem de criar ou inovar algo, e tais criações e inovações podem ser observadas em qualquer lugar, basta olhar pra tela do computador.

tecnologia-informacao

Inicialmente a computação era tida com um mecanismo que tornava possível automatizar determinadas tarefas em grandes empresas e nos meios governamentais, mas com o avanço tecnológico as grandes máquinas foram deixadas de lado e substituídas por computadores cada vez menores e melhores. Isso fez com que tais máquinas deixassem simplesmente de automatizar, e sim lidar com um grande acervo de informação.

A informação pode ser definida como um “patrimônio”, algo de muita importância, elas são um conjunto de dados organizados por empresas ou indivíduos que agregam valores ao serem usadas pelas ferramentas e os meios corretos. A tecnologia de informação concerne à reflexão necessária para a solidificação do conhecimento, acesso e compartilhamento das informações de maneira que a inovação e a grande abrangência que os meios digitais exercem, facilitem a maneira de se obter um grande repertório. Sendo assim, a empresa ou o profissional que souber utilizar todos esse conhecimento e ficar atendo às novas tendências de tecnologia, com certeza estará à frente no mercado.

Diante da frequente mudança em que se ocorre no mundo tecnológico, podemos observar que o conhecimento chega até nós em forma de dados, valores ou símbolos que analisamos através de um contexto. Tem-se a necessidade de recebermos esses dados de maneira rápida e eficiente, toda informação sob forma adequada nos faz refletir a importância do conhecimento real, principalmente nos meios operacionais, táticos ou estratégicos, proporcionando a “tomada de decisão eficiente”.

A Web é um local de fácil produção, e com toda essa explosão informacional que é jogada nela todos os dias, pode-se dizer que é um espaço para ensinamento, porém, mais do que ensinar, é preciso criar esses espaços de forma que seja adequada à convivência do ser, o fazendo pensar e experimentar todo esse conteúdo. Desta forma, o acesso à informação levará uma evolução no campo gerencial e individual e dentre outras ações que causarão eficácia e eficiência na construção do conhecimento

Sobre o autor

Gustavo Tino

Gustavo Tino

Estudante de publicidade, cafeísta, admirador da filosofia e da mitologia grega

Deixe seu comentário

5 × 4 =

Comentários

Ângelo Gabriel Lanza da Silva Marcelino
Foi muito legal aprender o avanço da tecnologia
Pedro Rocha
A tecnologia a cada dia esta avançando muito principalmente nos smartphones , por esse motivo uso um aplicativo no celular do meu filho e com ele consigo localizar em tempo real entre outras funções e tudo isso remotamente.
Francisco Henrique Fernandes Silva
otimo
Paula
Bacana.