O nosso amigo Mark Zuckenberg mandou avisar que tem atualização no Facebook chegando aí. E dessa vez a mudança é no feed de notícias que dará preferência aos posts de amigos e pessoas próximas.
O objetivo do Facebook é se tornar uma rede mais pessoal, a decisão de Zuckenberg partiu após inúmeras reclamações de usuários alegando não encontrar mais conteúdos de amigos e familiares no feed, já que as marcas têm se apropriado do Facebook dando a ele um aspecto comercial.
Se por um lado essa transformação favorece o usuário comum, para as empresas isso surge como um alerta.
Que tal repensar nas estratégias da sua empresa? Afinal, os ventos mudaram por aqui e estamos falando de mais qualidade e menos volume, por isso é preciso produzir conteúdo relevante e que leve o usuário a visitar o seu site. Lembre-se de não direcionar toda energia para um único canal, existem outras redes sociais interessantes que também merecem a sua atenção.
Mas pode ficar tranquilo, os perfis empresariais continuam sendo bem-vindos no Facebook.
O importante agora é ajustar a atuação da marca com as novas mudanças, então vamos falar um pouquinho sobre elas.
- O alcance da página será menor;
- Os vídeos postados pelas páginas comerciais terão menor tempo de visualização;
- O tráfego por referência de páginas será baixo;
- As páginas que possuem pouca interação serão as mais afetadas.
Por outro lado
Como tudo na vida, essas transformações também têm um lado bom: os algoritmos do Facebook servirão de barreiras para o conteúdo nocivo como notícias falsas e spam. De acordo com Zuckenberg, o objetivo é fazer com que o usuário se sinta bem após acessar as redes sociais.
A mudança está prevista ao longo das próximas semanas e a boa notícia é que os usuários poderão continuar acompanhando as páginas que já seguem com prioridade, basta mudar as preferências para “favoritos”.