Influenciadores Digitais: Como usá-los em sua estratégia de Marketing

Reinaldo Del Trejo

Escrito por Reinaldo Del Trejo

25 | 01 | 2023
Tempo de leitura 2 min de leitura

Os influenciadores digitais são essenciais para qualquer estratégia de Marketing. Eles são muito importantes, mas é necessário tomar alguns cuidados para que o tiro não saia pela culatra. 

Como surgiu essa onda de influenciadores?

Para quem é nascido entre os anos 80 e 90, cresceu num período em que não existia internet, então a busca dos jovens era se basear nos VJs da MTV. 

Os  VJs eram apresentadores da MTV – emissora focada na música e no público jovem. Eles lançavam tendências de estilo e formavam opinião. Nomes como Sabrina Parlatore, Astrid Fontenelle e Cazé Peçanha traziam uma linguagem toda descontraída para a garotada.

As coisas mudaram e então surgiu o tal do Marketing de Influência.

O que é Marketing de Influência?

O Marketing de Influência é a utilização de influenciadores digitais (agora) para vincular a marca com pessoas famosas e também com influencers regionais. Sabe o que faz o Mercado Livre com o Marcos Mion? O Mion tem uma onda de adulto resolvido e descolado, o público do Mercado Livre se espelha no Mion, aí é tiro certeiro.

Mas qualquer influenciador serve?

Não, não e não. Influenciadores digitais seguem um arquétipo e persona. Arquétipo é como a marca/pessoa emite a mensagem e a persona é o estilo de público que recebe esse conteúdo. Logo, é importante que tanto a marca, quanto o influenciador, estejam muito alinhados. 

É importante também lembrar do segmento que atua. Se você tem uma padaria de público A, deve investir em influenciadores que trabalham nesse nicho e com esse público. 

Números são tão importantes?

Depende. Citei o Marcos Mion acima, né? No caso dele, ele está vinculado à marca para gerar gatilho de espelho. Mas geralmente quando se contrata um influenciador local, ele vai fazer uma colaboração (chamada de colab) no Instagram, por exemplo.

E tudo depende do nicho e forma de engajamento. Vamos pensar que existe um comediante que atinge o Brasil inteiro. Ele pode alcançar 1 milhão de pessoas em um Reels, mas como isso vai ajudar a marca? 

É claro que existe a força institucional, mas se a marca não tem pretensão de alcançar o cenário nacional, não faz sentido algum.

Seria mais estratégico investir em um influenciador que é focado em doces, por exemplo. 

Como contratar?

Os grandes influenciadores digitais geralmente têm um contato direto na Bio para enviar o Mídia Kit – que traz métricas do alcance e quanto cobrar por conteúdos. Se você entrar em contato e o influenciador não tiver um Mídia Kit, é bom tomar cuidado.

A empresa precisa analisar como vai fazer a estratégia de marketing. Vai ser um voucher de desconto? Vai focar no fortalecimento de marca? Vai entrar dentro de uma campanha específica? 

Tendências do Marketing Digital e Marketing de Comunidade

Toda empresa precisa investir em Branding, Campanhas, Sites e também no Marketing de Comunidade – que é trazer o público para dentro do seu universo para que o consumidor olhe para a marca como um membro da sua comunidade.

O uso de influenciadores digitais é muito importante porque dá credibilidade ao negócio e serve de prova social.

Ufa, muita coisa, né? Mas fica tranquilo, se não souber como planejar o trabalho com influenciadores, entre em contato com a Oxigenweb – uma agência digital que trabalha com tendências, criatividade e inovação.

Aqui até o ar é criativo e estratégico!

Sobre o autor

Reinaldo Del Trejo

Reinaldo Del Trejo

Redator Publicitário com experiência em mídias ON e OFF. Formado em Jornalismo pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), atua no mercado publicitário desde 2011. Apaixonado por Literatura, tem dois livros publicados: “O manipulador de Sonhos” e “101 poemas que você não precisa ler” e cursa pós-graduação em Literatura Brasileira pela UniESPG.

Deixe seu comentário

4 × 2 =

Leia Também