Quais as melhores ferramentas de marketing para os microempreendedores?

Thálita Agante

Escrito por Thálita Agante

09 | 09 | 2022
Tempo de leitura 3 min de leitura

Desde 2019 o mundo vivencia os impactos causados pela pandemia da Covid-19. Tais repercussões ultrapassam a barreira da saúde, causando impactos sociais, políticos, culturais e, sobretudo, econômicos.

Hoje, aproximadamente 3 anos depois, o Brasil e o mundo começaram a experimentar uma onda de aquecimento na economia, resultado do aumento do consumo e produção de bens e serviços.

Este cenário, influenciado pelo novo formato de consumo, tem favorecido o surgimento e consolidação de pequenas empresas. 

Porém elas têm visto a necessidade de utilizar ferramentas de marketing para alavancar seus empreendimentos e é sobre isso que discutiremos neste artigo.

Mas quem são as micro e pequenas empresas? 

Segundo o Portal da Indústria, as micro e pequenas empresas são essenciais para a geração de emprego e renda no Brasil, sendo responsáveis por 54% dos empregos diretos do país e 27% do PIB brasileiro. 

Elas se definem por quantidade de funcionários e faturamento anual, previsto na Lei Complementar nº 123/2006. 

  • Micro empresa: tem faturamento anual de até R$ 360 mil, emprega até 9 pessoas no comércio e serviços ou até 19 pessoas no setor industrial.
  • Pequena empresa: tem faturamento anual de até R$ 4,8 milhões por ano, emprega de 10 a 49 pessoas no comércio e serviços ou de 20 a 99 pessoas na indústria.

Contudo, você deve estar se perguntando como organizar estrategicamente tudo isso e como o Marketing pode te ajudar. Aí vão algumas dicas!

Ferramentas de Marketing Estratégico 

No que tange o cenário real, a empresa pode se valer de dois recursos muito importantes que, muitas vezes, passam despercebidos, principalmente para aqueles que iniciaram um negócio “por necessidade”. São eles:

Plano de Marketing 

É um conjunto de informações que guia a empresa desde o seu nascimento até o alcance de alguma meta. Nele consta os objetivos de vendas e crescimento e quais caminhos a empresa deve seguir para alcançá-los. 

Análise SWOT / FOFA

FOFA é a tradução para “Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameças”.

Basicamente, é um método onde a empresa analisa vários cenários para as suas tomadas de decisões, incluindo ambiente interno, externo, concorrência, colaboradores, oportunidades de melhoria, produto e mercado. 

Dando um passo para fora de si, a empresa pode se valer das ferramentas do Marketing Digital para alavancar suas vendas e melhorar sua presença no ambiente externo, se permitindo ser vista pelo seu público-alvo. 

Ferramentas de Marketing Digital

O Marketing Digital utiliza meios e canais de publicidade on-line, como a internet. É a tecnologia a favor da sua empresa. A seguir, listamos algumas ferramentas de fácil acesso e, muitas delas, são gratuitas. 

Canva

O Canva é uma plataforma on-line que oferece ferramentas de edição para você criar designs de todos os tipos por conta própria ou com colaboradores. 

Com as opções grátis ou premium, você tem acesso a templates, itens de mídia, elementos gráficos e vídeos, além de poder editar e criar o que quiser.

É uma excelente opção para quem está começando uma página nas redes sociais! 

Trello

Com inúmeros recursos, o Trello é uma ferramenta visual que permite que você e a sua equipe trabalhem de forma organizada em qualquer projeto. O intuito da ferramenta é melhorar o fluxo de trabalho e o monitoramento de tarefas.

Com um layout que se assemelha à forma de trabalhar do Kanban, você pode adicionar arquivos e até checklists. Tem a opção gratuita e premium. 

Facebook Ads e Google Ads

Com esta ferramenta você pode criar, customizar e acompanhar anúncios tanto no Facebook quanto no Instagram. 

O Facebook Ads é uma ferramenta altamente personalizável e, a partir das informações inseridas nela, você consegue exibir seus anúncios no feed dos usuários. 

Seguindo a mesma linha, o Google Ads permite que você crie anúncios que farão com que a sua empresa apareça na página do buscador do Google, a partir da busca por uma palavra-chave.

A ferramenta, também personalizável, permite que você também pause a campanha quando precisar. 

Google Analytics

Integrada a outros serviços do Google, como o Ads e o Serch Console, o Google Analytics é a ferramenta de monitoramento e análise de sites mais usada no mundo. 

Ela permite que você monitore o perfil de quem acessa o seu site, quais páginas foram acessadas, quantas conversões foram geradas, de quais dispositivos, cidades e outros dados que favorecem a sua tomada de decisão.   

Sobre a Oxigenweb

A Oxigenweb é uma agência digital com 13 anos de experiência em mídia ON. 

Por meio de um conjunto de atividades, criamos, desenvolvemos e gerenciamos todo o relacionamento da sua marca com os seus clientes, através de estratégias bem planejadas e metas claras.

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