Inbound e Outbound Marketing

Matheus Gomes

Escrito por Matheus Gomes

07 | 08 | 2023
Tempo de leitura 2 min de leitura

O que é Inbound Marketing?

O Inbound Marketing, também conhecido como marketing de atração, concentra-se em criar conteúdo relevante e de qualidade para atrair o interesse do público-alvo. 

A estratégia envolve o uso de blogs, redes sociais, SEO (Search Engine Optimization), e-books e até redes sociais para conquistar potenciais clientes de forma orgânica. 

Ao fornecer informações úteis e solucionar problemas, o Inbound Marketing estabelece uma conexão mais significativa entre a empresa e o consumidor.

O que é Outbound Marketing?

O Outbound Marketing segue uma abordagem mais direta para alcançar novos clientes e é chamado de captação ativa. Ou seja, vai buscar clientes através de um público-alvo.

Dentro desse universo, existe o Outbound Marketing 2.0. É uma forma de utilizar a prospecção ativa através do Marketing Digital, como o Google ADS, YouTube, Google Display, Facebook ADS, SEO e anúncios em sites. 

Diferenças entre Inbound Marketing e Outbound Marketing

Outbound Marketing vai buscar novos clientes de forma mais ativa, já o Inbound Marketing tem como intuito fazer a manutenção de conteúdo. 

As estratégias se confundem, mas é importante ficar claro que Inbound é como “semear” para atrair, já o Outbound é mais agressivo. 

Alguns especialistas afirmam que dá para fazer uma abordagem mais genérica quando se fala em Outbound Marketing, mas com a segmentação de público, principalmente no digital, as chances de ser mais efetivo é maior. 

Qual escolher? 

Os dois são essenciais para qualquer estratégia de Marketing. É necessário nutrir os seus meios de comunicação com informações sobre a marca e também conseguir abordar novos clientes.

Somos Especialistas

A Oxigenweb é uma agência de marketing digital que compreende a importância de equilibrar essas duas estratégias.Seja para pequenas, médias ou grandes empresas, a equipe da Oxigenweb trabalha para elaborar estratégia de marketing, criação  e desenvolvimento e uma série de ações para otimizar o resultado de qualquer negócio.

Sobre o autor

Matheus Gomes

Matheus Gomes

Jornalista de formação e atua na área de comunicação desde 2016. Já trabalhou com assessoria de imprensa, comunicação interna e rádio. Atualmente é redator publicitário e deixa a criatividade ditar o ritmo do teclado.

Deixe seu comentário

16 − seis =