Narrativa Interativa e sua importância nas redes sociais

Oxigenweb

Escrito por Oxigenweb

09 | 02 | 2023
Tempo de leitura 2 min de leitura

A Narrativa Interativa é um novo jeito de narrar situações que têm feito muito sucesso nos últimos dias entre criadores de conteúdo. Apesar de ser um produto novo no mercado, as narrativas interativas são ideais quando o assunto é identificar conteúdos que gerem interesse em dar sequência na imersão e experiência dos espectadores.

Como funciona a Narrativa Interativa?

Este modelo de produção utiliza sistemas computacionais que, por sua vez, permitem a geração de diversas histórias baseados na criatividade dos influenciadores digitais, possibilitando assim, intervenções em tempo real, por parte dos usuários.

Este tipo de narrativa pode ser encontrada em matérias jornalísticas que são veiculadas em sites, jogos digitais e até mesmo jogos de RPG. Assim, fica por conta do espectador, escolher como interagir com os conteúdos.

Esse novo mundo é muito desafiador para produtores de conteúdo, visto que com o passar dos anos e a evolução da tecnologia, as pessoas têm buscado experiências que gerem sensações incríveis e que marquem suas vidas.

São as novas tecnologias e, por consequência, as novas redes sociais que irão moldar a maneira de criar conteúdos atrativos e cativantes para o público.

Principais vantagens da Narrativa Interativa

A narrativa interativa não gera apenas engajamento, maior retenção do público nas redes sociais, mas também, cria vínculos com seus respectivos espectadores, além de aumentar o chamado marketing de encantamento do indivíduo com a marca ou  conteúdo.

É possível ver o aumento do engajamento através do controle de métricas, como por exemplo, o tempo de permanência no site, compartilhamentos através de links e redes sociais.

Este modelo ainda oferece a possibilidade de criar conteúdo não só nas redes sociais, como também e-books, infográficos e blogs. 

Afinal, conteúdos narrados de forma interativa, considerando os feedbacks, sem dúvidas nenhuma, é capaz de despertar no espectador o desejo de querer sempre mais, sendo assim uma das melhores formas de atrair e até mesmo persuadir o usuário. Além disso, ao prender sua atenção por meio da informação ou conteúdo, é possível guiá-lo para uma jornada de conversão e fidelização.

Mas, como a Narrativa Interativa pode gerar conteúdos atrativos?

É possível gerar diversos tipos de conteúdos, sejam informativos ou mesmo para entretenimento, por meio da narração dinâmica.

Não é preciso ficar preso o tempo todo a um roteiro pré-definido. Este tipo de conteúdo gera liberdade ao produtor de conteúdo, dando assim a possibilidade dele sentir o clima dos espectadores, saber se estão gostando ou não, e assim, trocar a estratégia sempre que necessário.  A equipe da Oxigenweb está pronta para te ajudar a atuar neste novo mundo. Se você está em busca de inovação em seus conteúdos digitais, está no lugar certo!

Sobre o autor

Oxigenweb

Oxigenweb

Desde 2009 inovando a comunicação através da tecnologia. Uma agência digital focada em resultados.

Deixe seu comentário

14 − doze =